//
você está lendo...
Amplie os seus conhecimentos - Artigos científicos

Engenharia Sanitaria e Ambiental

Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152

Resumo

CAMPOS, Heliana Kátia Tavares. Renda e evolução da geração per capita de resíduos sólidos no Brasil. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 171-180. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522012000200006.

A redução da geração de resíduos sólidos é a prioridade para o manejo dos resíduos sólidos no Brasil, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Este texto apresenta dados sobre a evolução da geração per capita de resíduos sólidos no Brasil e em outros países desenvolvidos, bem como os esforços e as dificuldades encontradas por estes últimos para a sua redução ou estabilização. São levantadas hipóteses sobre fatores sociais, econômicos e culturais que interferem no consumo e na consequente geração de resíduos sólidos, visando contribuir com o debate sobre o tema. Em uma primeira análise sobre a evolução da geração per capita dos resíduos sólidos no Brasil verifica-se uma maior propensão ao seu crescimento em função, principalmente, da melhoria da renda da população pobre e fatores culturais como a redução do tamanho das famílias e a entrada da mulher no mercado de trabalho.

Palavras-chave : resíduos sólidos; geração per capita de resíduos; desenvolvimento econômico; renda; consumo; legislação ambiental.

Texto completo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Anúncios

Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Conteúdo

Follow Prêmio Reciclando Saberes on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: