//
você está lendo...
Videos

Meio Ambiente por Inteiro – Reaproveitamento do óleo

A contaminação de fontes de água potável e do solo por óleos vegetais de cozinha é uma ameaça ao saneamento. A preocupação é impedir que esse agente poluidor chegue ao meio ambiente e às redes de esgoto das cidades. Esta entrevista foi concedida à TV Justiça pelo superintendente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), Fernando Starling. Segundo o entrevistado, “um litro de óleo pode poluir de 25 mil a um milhão de litros de água”.
Nas redes de saneamento básico, o óleo de cozinha usado se torna um resíduo sólido de difícil remoção, danifica as tubulações e provoca alagamentos nas cidades. Uma alternativa para resolver a questão é a coleta do produto e sua transformação em biodiesel. Outra opção é a transformação do óleo de cozinha em sabão caseiro. Isto pode ser feito em casa e existem cursos sobre a técnica. Além das alternativas, o Meio Ambiente por Inteiro, programa da TV Justiça, mostra as punições previstas na legislação brasileira para quem lança grandes quantidades de óleo em rios e lagos.

 

Anúncios

Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Conteúdo

Follow Prêmio Reciclando Saberes on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: