//
você está lendo...
Amplie os seus conhecimentos - Artigos científicos

A LOGÍSTICA REVERSA SOB A PERSPECTIVA PRODUÇÃO – MERCADO – CONSUMO: O CASO DO BOTICÁRIO

RESUMO
O desenvolvimento sustentável emerge como paradigma alternativo para a continuidade da ação humana e ao atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras por meio do crescimento econômico em harmonia com aspectos sociais e ambientais. Nessa perspectiva, entende-se que governos, consumidores e empresas devem incentivar, privilegiar e implementar práticas socioambientalmente corretas. Neste estudo, apresenta-se a logística reversa como uma ferramenta que pode ser utilizada pela empresa no intuito de reduzir os impactos produzidos e de alcançar o desenvolvimento sustentável. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de logística reversa de pós-consumo da empresa O Boticário. Para tanto, a pesquisa qualitativa conduzida sob a forma de um estudo de caso tem como base uma adaptação do framework apresentado por Tukker et al. (2008), o qual envolve três regimes inter-
relacionados: produção, mercado e consumo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com consumidores da empresa focal, com funcionários das empresas envolvidas no processo, e ainda com funcionários da concorrente. Nota-se que o programa de logística reversa analisado necessita ser melhor comunicado, para que amplie a participação do consumidor. Esse por sua vez, demonstra interesse pelo programa e o governo por meio da Política Nacional dos Resíduos Sólidos estipula a implementação de sistemas de logística, embora ainda não seja verificado o uso de incentivos.
TEXTO COMPLETO: Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-GeAS: A LOGÍSTICA REVERSA
Anúncios

Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Conteúdo

Follow Prêmio Reciclando Saberes on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: