//
você está lendo...
Matérias Publicadas

Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético na Destinação de Resíduos Sólidos

Acessem o Atlas sobre resíduos sólidos preparado pela Abrelpe. Constitui uma importabte fonte de informações para quem pesquisa sobre os resíduos sólidos.

 

Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético na Destinação de Resíduos Sólidos

O objetivo na condução do projeto que culminou com a presente publicação foi produzir o primeiro Atlas Brasileiro sobre as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) oriundas especificamente da destinação final dos resíduos sólidos urbanos e estimar o seu potencial energético.

O Atlas foi um projeto selecionado pela US Environmental Protection Agency (EPA) para ser financiado com recursos do programa de estímulo à captação e aproveitamento do gás metano e a elaboração do documento foi contratada junto à empresa MGM Innova, uma consultoria de serviços e soluções de baixo carbono, líder internacional no mercado de Redução de Emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Como ponto de partida, o documento apresenta informações estatísticas atualizadas sobre a gestão de resíduos no Brasil, o tipo de destinação final por região e por estado, as emissões oriundas dessas unidades de destinação e seu respectivo potencial energético e contempla ainda um panorama sobre as possíveis oportunidades a explorar quanto à geração de créditos de carbono, além da apresentação de estudos de caso referentes a três unidades de destinação de resíduos.

No contexto do documento, optou-se também por apresentar uma análise das diferentes tecnologias existentes para o aproveitamento energético do biogás e considerações especificas a serem levadas em conta no momento da seleção da tecnologia mais apropriada, dependendo do contexto específico de um projeto, com vistas a facilitar o encaminhamento do processo de decisão da solução mais adequada.

Adicionalmente ao quanto mencionado, o documento também traz uma revisão dos diferentes programas e incentivos existentes no Brasil para a recuperação e o aproveitamento do biogás em aterros sanitários, o impacto ocorrido e as possíveis medidas para se obter uma maior participação dessa fonte renovável na matriz energética.

Por tudo isso, o Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético na Destinação de Resíduos Sólidos é uma publicação pioneira e única no país que, ao apresentar dados e estatísticas atuais, com análises fundamentadas em critérios científicos, possibilitará um melhor conhecimento sobre as dinâmicas e tendências do mercado de carbono no setor de resíduos sólidos, o que certamente contribuirá para que novas iniciativas de sucesso sejam encaminhadas.

http://www.abrelpe.org.br/atlas/atlas_envio.cfm?ano=2013

 

Fonte: ABRELPE

Anúncios

Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Conteúdo

Follow Prêmio Reciclando Saberes on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: