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PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS AOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE UMA UNIDADE ESCOLAR DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PARÁ

Fabiana Bassani(1)
Tecnóloga Ambiental – Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Mestre em Engenharia Urbana – Universidade
Estadual de Maringá; Docente do Instituto Federal do Pará, Campus Conceição do Araguaia.
Fernando Leite da Silva
Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental – Instituto Federal do Pará, Campus Conceição do Araguaia.
Maxwel Lima Santos
Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental – Instituto Federal do Pará, Campus Conceição do Araguaia.
Luiz Soares Sousa
Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental – Instituto Federal do Pará, Campus Conceição do Araguaia.

RESUMO
O presente trabalho trata da problemática mundial dos resíduos sólidos, de forma que foi abordada no âmbito escolar. A escola escolhida para a execução do projeto foi a Escola Municipal Maria Aparecida Rosa de Conceição do
Araguaia. A primeira ação na escola foi avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema em questão, sendo que essa
avaliação foi feita por um questionário formado por oito questões, após essa etapa iniciou-se o processo de
sensibilização dos alunos para o que seriam resíduos sólidos através de uma palestra. Foi feito também uma relação de interdependência entre os seres vivos e os recursos naturais destacando a importância de cada uma para que haja um equilíbrio na terra, sendo que a responsável por esse processo foi a dinâmica “teia da vida”. Aconteceu também um passeio em torno da escola para identificar os principais resíduos sólidos que eram jogados ali e seus possíveis
geradores. Foi apresentada aos alunos uma palestra sobre compostagem, exemplificando todo o processo de forma
clara e objetiva. Dessa forma conseguiu-se passar aos alunos o fundamento da preocupação mundial a respeito dos
resíduos sólido e algumas formas de diminuir a geração, de reaproveitar e reciclar alguns tipos de resíduos.
PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental, resíduos sólidos

FONTE: II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Texto completo: http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2011/VII-010.pdf

 

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Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

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