//
você está lendo...
Matérias Publicadas

A relevância do desenvolvimento sustentável nas empresas a luz da dignidade da pessoa humana

A relevância do desenvolvimento sustentável nas empresas a luz da dignidade da pessoa humana

Por Sergio Leandro Carmo Dobarro*

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome” Mahatma Gandhi)

O respeitável e importante papel desempenhado pelas corporações é evidente, e unicamente com o avanço da adoção de Sistemas de Gestão Ambiental por parte das empresas se terá uma perspectiva de um desenvolvimento minimamente sustentável.

As Constituições anteriores a de 1988 não atentavam sobre a questão ambiental. Somente cuidavam do meio ambiente de maneira casual e diluída, referindo-se exclusivamente a seus elementos setoriais, tais como: fauna, florestas, água e solo.

Já a Constituição de 1988 deu amplo realce à proteção do meio ambiente, tratando da defesa e preservação do mesmo de forma global e holística, competindo ao Estado e à sociedade o dever de defendê-lo e preservá-lo. Preceitua também que a ordem econômica deve pautar-se pelos ditames da justiça social, respeitando o princípio da defesa do meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável objetiva contrabalançar o meio ambiente e a economia. Permite que as necessidades dos seres humanos sejam acolhidas e que o desenvolvimento econômico e tecnológico suceda naturalmente, desde que restritos aos limites conferidos pelas condições da sustentabilidade.

Caso os benefícios ambientais forem devidamente medidos e as políticas ambientais eficientemente planejadas, os benefícios do desenvolvimento sustentável serão maiores que os custos.

Neste deslinde, vislumbra-se que as empresas tem um enorme papel na edificação de uma realidade mais sustentável, preservando o ambiente para as futuras gerações, promovendo assim a dignidade humana.

Fonte: http://carollinasalle.jusbrasil.com.br/artigos/145335613/a-relevancia-do-desenvolvimento-sustentavel-nas-empresas-a-luz-da-dignidade-da-pessoa-humana?utm_campaign=newsletter-daily_20141015_197&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Anúncios

Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Conteúdo

Follow Prêmio Reciclando Saberes on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: