//
você está lendo...
Matérias Publicadas

Centro comunitário autossuficiente é construído com lixo no Malawi

Centro comunitário autossuficiente é construído com lixo no Malawi
28 de Agosto de 2013 • Atualizado às 09h31

Construído com resíduos, local vai abrigar uma escola e um posto médico.

Construído com resíduos, local vai abrigar uma escola e um posto médico.

Garrafas plásticas, pneus e outros resíduos sólidos vêm sendo utilizados para erguer um centro comunitário sustentável e autossuficiente em Malawi, fragilizado país da África. Com o objetivo de prestar serviços básicos à população carente do local, o polo de apoio vai contar com estufas para produção de alimentos, sistema de captação de água da chuva e painéis de geração de energia solar.

O Centro Comunitário Kapita Earthship será construído na região de Mzimba, e parte das obras é viabilizada pelo escritório Earthship Biotecture, do arquiteto norte-americano Michael Reynolds. O plano é fazer com que o centro comunitário ofereça água, energia, alimentos e outros recursos à população, que vive numa localidade afastada, com acesso restrito aos serviços básicos. Veja o vídeo abaixo (em inglês):

Projetada para ter a forma de uma flor, a instalação também vai abrigar uma escola e um posto médico, em que a colaboração do povo terá fundamental importância para a conclusão das obras. Assim, os futuros atendidos irão estudar e participar do processo de construção, a fim de agregar conhecimentos e reforçar a importância do engajamento social.


Fotos: Divulgação/Earthsip Biotecture

No total, o centro comunitário deverá atender a 38 comunidades próximas à Mzimba, e a terra será um dos materiais empregados na construção, que também vai possuir um sistema natural de refrigeração térmica, ativado quando as obras estiverem concluídas. O projeto aceita doações pela internet, e o escritório de Michael Reynolds já ergueu várias construções em locais carentes – como em Serra Leoa, no Haiti e na Guatemala.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/centro-comunitario-autossuficiente-e-construido-com-lixo-no-malawi

Anúncios

Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Conteúdo

Follow Prêmio Reciclando Saberes on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: