//
você está lendo...
Matérias Publicadas

Dez ideias sustentáveis para a casa

Dez ideias sustentáveis para a casa

A casa do arquiteto Danilo Corbas, feita com antigos contêineres marítimos
A casa do arquiteto Danilo Corbas, feita com antigos contêineres marítimos Foto: Divulgação
Karine Tavares – O Globo
Tamanho do texto A A A

Da torneira do banheiro à estrutura da casa, a sustentabilidade é uma realidade cada dia mais presente, e acessível, na casa dos brasileiros. Ao longo de 2012, a coluna Jogando Verde, publicada quinzenalmente no Morar Bem, mostrou diversos exemplos disso. Selecionamos dez dessas ideias. Algumas podem ser praticadas desde já. Outras mostram alternativas de técnicas de construção que têm tudo para se tornar comuns num futuro próximo. Confira e copie!

1# Upcycling. Mais do que reciclar, a ideia do upcycling é transformar objetos e peças antigas em outras novas com funções completamente diferentes. Pallets e caixotes de feira que viram móveis são um exemplo. Garrafas antigas pintadas e usadas como vasinhos para flores também. E o melhor dessas peças é que você ainda pode encher a boca e dizer: “Fui eu que fiz!”.

2# Mobiliário de papelão. Cadeiras, revisteiros, bancos infantis, mesas, estantes. Dá quase para montar a casa inteira com o mais simples dos materiais: o papelão. Muitos deles assinados por designers renomados. E nem precisa ter medo de rasgar o sofá de casa. Geralmente, o papelão utilizado é o corrugado, que de tão resistente gera cadeiras que podem suportar até 200 quilos.

3# Compostagem. Separar vidros, pets, alumínio, plástico e embalagens longa vida é um bom começo para ajudar a reduzir a produção diária de lixo. Mas é possível fazer isso também com o lixo orgânico através da compostagem. Restos de alimentos podem virar adubo para seu jardim. E não é preciso ter grandes espaços para isso. Há empresas que vendem caixas próprias para a compostagem em apartamentos. Ocupam pouco espaço, não geram odores e fazem um bem danado à natureza.

4# Jardim de pet. A bolsaviva é um produto criado pela paisagista Ane Barcellos e pela profissional de marketing Alessandra Salgado. O sistema, para jardim vertical, externo ou interno, usa pequenas bolsas feitas com pet reciclado, que podem ser instaladas nas paredes como quadros: para cada uma, bastam dois furos na parede. Revestida por um tecido impermeabilizante por dentro, a bolsa permite que as plantas sejam regadas normalmente.

5# Torneiras e válvulas inteligentes. Elas ainda são um pouco mais caras. Mas o mercado já tem disponíveis vários modelos de válvulas para descarga, torneiras e até chuveiros que ajudam a reduzir o consumo de água. O gasto inicial pode até ser mais alto. Mas a economia na conta de água vai compensar a conta e agradar o bolso por muito mais tempo.

6# Captação e reaproveitamento de água. Com uma cisterna e uma pequena estação de tratamento, é possível captar a água da chuva e tratar as águas dos banheiros para que sejam reutilizadas. As chamadas águas cinzas, claro, não são potáveis, mas é possível usá-las na irrigação de jardins e para lavagem de carros e ruas, por exemplo. E sua instalação é possível também em casas antigas.

7# Hidrômetros individuais. Ainda no quesito economia de água, uma boa opção pode ser a instalação de hidrômetros individuais, que permite a medição do consumo de água por apartamento. Em novos empreendimentos, eles já são relativamente comuns. Mas também é possível instalá-los em prédios antigos, embora a obra seja um pouco mais trabalhosa.

8# Woodframe. Para quem vai construir a própria casa, uma alternativa é o uso do woodframe, uma parede de madeira que já vem pronta e é composta por camadas de chapa de gesso, madeira de reflorestamento, compensado e lã de pet (que serve para fazer o isolamento termoacústico). Nas camadas exteriores, uma película protetora de umidade e uma chapa cimentícia permitem receber qualquer tipo de revestimento externo. Outra vantagem é que, como a casa já é levada praticamente pronta para o terreno onde ficará, quase não há geração de resíduos durante a construção. Desperdícios são reduzidos em até 85%, e emissões de gás carbônico, em 80%.

9# Contêineres. Outra alternativa na construção de casas é o uso de contêineres de aço usados no transporte marítimo de mercadorias. Depois de aposentados, eles podem ser usados para criar as estruturas das casas. E, como podem ser empilhados, é possível fazer casas de tamanhos diversos (quase como num lego gigante). Além de também reduzir a geração de resíduos, os contêineres podem baratear os custos da construção em até 35%. E muitos arquitetos vêm fazendo projetos arrojados que não deixam nada a dever a obras de alvenaria tradicional.

10# Torre eólica para residências. Já há empresas no país que fornecem pequenas torres eólicas, com dois ou três metros de altura, capazes de suprir as necessidades de energia de famílias pequenas, ou de pelo menos, reduzir o consumo da residência. O menor modelo, por exemplo, gera cerca de 700Watts, consumo de uma família de três pessoas.

Leia mais: http://extra.globo.com/casa/dez-ideias-sustentaveis-para-casa-7131158.html#ixzz3GXm2dzv5
Fonte: http://extra.globo.com/casa/dez-ideias-sustentaveis-para-casa-7131158.html
Anúncios

Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Conteúdo

Follow Prêmio Reciclando Saberes on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: