//
você está lendo...
Matérias Publicadas

LIVRO PRÊMIO RECICLANDO SABERES: os resíduos sólidos no Recife

Cada dia mais, mostra-se de fundamental importância a viabilização de soluções para a proteção e manutenção dos sistemas ambientais. O recente caso, amplamente noticiado, do rompimento da barragem de rejeitos de uma grande empresa mineradora no estado de Minas Gerais, é um dos exemplos que remete à importância da produção e transferência do conhecimento nessa área. Possivelmente, muitas vidas e o meio ambiente, seriam poupados se tivessem sido tomadas medidas preventivas. No entanto, a remediação torna-se a regra e não a exceção.

Reduzir, reciclar e reutilizar são palavras de ordem no contexto do desenvolvimento sustentável. No entanto, a não geração é a primeira e mais importante medida. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, apresentada em 2010 por meio da Lei Federal nº 12.305, aparece no cenário brasileiro impactando o modelo de consumo vigente. Como não gerar resíduo? A resposta parece simples: Não consumindo. E assim inicia-se a nossa proposta.

O Prêmio Reciclando Saberesteve origem na busca pela percepção da importância de temáticas relacionadas a gestão de resíduos e sustentabilidade sob a ótica de alunos e docentes da cidade do Recife. Desta forma, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a parceria da Fundação Joaquim Nabuco (Fudaj), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançou o Prêmio, que recebeu mais de 90 trabalhos.

Após rigorosa seleção, 53 trabalhos foram apresentados em Feira de Ciências realizada no dia 6 de novembro de 2015 no Museu do Homem do Nordeste (Muhne/Fundaj). Destes, 30 trabalhos, de 16 escolas, foram avaliados como os melhores e compõem esta publicação. Dentre estes finalistas, foram selecionados os cinco melhores trabalhos que são contemplados com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq ao longo do ano de 2016.

Os trabalhos surpreenderam tanto em relação a qualidade, quanto ao potencial inovadorda maioria das propostas. Outro aspecto que superou as expectativas foi a efetiva participação dos docentes ao longo do processo.Por isso, estamos seguros que de fato divulgamos um material de valor. Parabéns a todos os que se aventuraram nesse projeto e sucesso aos cinco vencedores.

Segue  o livro

PREMIO_RECICLANDO_SABERES_versao_finalPREMIO_RECICLANDO_SABERES_versa

Que o ano de 2016 seja brilhante. Nos encontraremos novamente ao final dos projetos!

Prof. Fernando Joaquim Ferreira Maia (UFRPE)

Pesquisadora Lúcia Helena Xavier (Fundaj)

Anúncios

Sobre reciclandosaberes

O projeto objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre estes trabalhos. Realização: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Conteúdo

Follow Prêmio Reciclando Saberes on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: